A tertúlia "História ao Café" tornou-se um evento incontornável da vida cultural de Vila Real desde a abertura ao público do Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, devido ao interesse suscitado pelas temáticas abordadas e à periodicidade da sua realização. Elísio Amaral Neves e A. M. Pires Cabral dinamizaram dezenas de tertúlias, que envolveram outras tantas dezenas de comunicadores em cerca de 8 anos de actividade. A edição de fichas individuais que acompanhavam cada tertúlia teve sequência na edição do livro "História ao Café", com primeira edição em 2008, revista em segunda edição de 2013.
Destacam-se, entre os artigos com referênciaaos covilhetes, "Covilhetes de Vila Real", "Da 'Flor da Cidade' à 'Pastelaria Gomes'", "A Casa Lapão", "Os Bailes da Carolina", "Gastronomia Vila-Realense" e "Em Vila Real só se come vitela", por Elísio Amaral Neves.
A segunda edição da publicação está disponível online, no endereço http://www.gremio.cm-vilareal.pt/images/publicacoes/historia_cafe_2.pdf.