Aproxima-se a passos largos o nosso grande Capítulo de Junho, associado às comemorações de Santo António, onde com tanta honra entronizamos os nossos Confrades.

Este ano de 2022 o Capítulo realizar-se-á no dia 25 de Junho, com o amplo programa a ter início pelas 10h30, na Capela da Misericórdia.

A Confraria tem por missão promover e divulgar o covilhete, a gastronomia regional, o património, a história e tradições de Vila Real. Neste contexto, todos os Capítulos Anuais pretendem divulgar aos autóctones e, sobretudo, aos visitantes um monumento da nossa terra e o seu enquadramento. Desde 2015 passámos já, e respectivamente, pelos Claustros da Câmara Municipal; Torre de Quintela; Capela de Nossa Senhora de Almodena; e Convento de S. Domingos e Sé de Vila Real.

Na Capela da Misericórdia pretendemos alavancar toda a sua história, arquitectura, esplendor artístico/religioso/sentimental na comunidade, no momento que se comemoram 209 anos da sepultura, no seu interior, do Santo Soldado.

Como, em termos práticos, se trata de um Capítulo Geral, serve o presente email de convocatória para o Capítulo de Junho da Confraria do Covilhete – CC, que terá como ponto único da ordem de trabalhos:

- Entronização de novos Confrades.

O programa deste dia é, como não podia deixar de ser, de elevada qualidade.

Assim, a recepção dos convidados – Confrades de Honra, Fundadores, Noviços (devidamente trajados) e propostos, com respectiva Família e Amigos, Confrarias convidadas, demais entidades – decorrerá a partir das 10h30 no espaço fronteiro à Capela da Misericórdia de Vila Real, onde teremos “COVILHETES à MESA – degustação de covilhetes dos Confrades Produtores, acompanhados de vinhos da Adega de Vila Real”, nossa Confrade de Honra.

Às 11 horas daremos início ao Capítulo onde, depois de um momento musical, a cargo do Grupo Coral Sottovoce (Agrupamento de Escolas Diogo Cão), decorrerá a atribuição do título de Confrades Irmãos aos Confrades Noviços (entronizados no capítulo anterior) e a Entronização dos novos Confrades (Noviços e de Honra). Seguindo-se uma evocação histórica. Terminando com novo momento musical a cargo do Grupo Coral Sottovoce.

Às 12h30 decorrerá um Cortejo de Confrarias até à Capela Nova, cenário perfeito para a já clássica fotografia de grupo.

A partir das 13 horas terá início o Almoço, Homenagem à Mesa de Vila Real, vencedora do Concurso 7 Maravilhas à mesa, a acontecer no Restaurante CAISDAVILLA. O almoço tem o preço de 25€ por pessoa, e pedimos que nos comuniquem intenção de participação e número de pessoas até dia 11 de Junho, para marcarmos tudo com a maior antecedência possível (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., telefone: 91 939 19 42 – Confrade Hilário Néry de Oliveira).

A Confraria do Covilhete – CC não pode deixar de endereçar calorosos agradecimentos à Câmara Municipal de Vila Real, à Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, ao Agrupamento de Escolas Diogo Cão, ao Restaurante Caisdavilla, à Adega de Vila Real.

Esperamos que o programa seja do Vosso agrado e aguardamos, agora, pelas vossas confirmações de presença e inscrições no almoço.

evento2019

A confraria recebeu o convite para o próximo XANTAR 2021 de 3 a 7 de novembro. Esperemos estar presentes, já com a pandemia utrapassada.

6445084 620d 11eb 8655 005056a60ee8 Encuentro Cofradias

Foi apresentado no dia 31 de março, o relatório de contas da confraria. Entre outros assuntos, falou-se do próximo capítulo de junho e da certificação do Covilhete.

assembleia2022

assembleia2022b

A Confraria no encontro internacional de Confrarias em Ourense, por ocasião do Xantar.
Dia 6 de fevereiro, dia dedicado a Vila Real.

xantar1 xantar1 xantar1 xantar1 xantar1 xantar1 xantar1 xantar1

Pág. 1 de 10